Rede Global de PNA

Rede Global de PNA, por quê?

Um número cada vez maior de países em desenvolvimento está criando e implementando Planos Nacionais de Adaptação (PNA) para reduzir a  vulnerabilidade e incluir a adaptação a mudanças climáticas no planejamento de desenvolvimento nacional. Devem ser incentivadas oportunidades para que os países em desenvolvimento que estão realizando os processos de PNA e os doadores bilaterais que os apoiam melhorem a coordenação, promovam e aprendam com as lições dos programas uns dos outros, tanto globalmente quanto nacionalmente.

Quem somos

A Rede Global de PNA é um grupo de indivíduos e instituições que estão se reunindo para aumentar o apoio bilateral aos processos de PNA nos países em desenvolvimento.

» Apoio financeiro inicial do Canadá, Alemanha, Áustria, Irlanda, Reino Unido e dos Estados Unidos.

» Secretaria liderada pelo Instituto Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (IISD).

Nossas atividades

peer-learning-iconFacilitar o aprendizado e a troca entre colegas sobre desafios e oportunidades associados ao planejamento e implementação da adaptação nacional. Por exemplo, nossos eventos de Fóruns de Tópicos Específicos reúnem responsáveis por políticas e profissionais envolvidos nos processos de PNA para que estabeleçam discussões focadas e técnicas sobre desafios e melhores práticas.

national-level-action-iconApoiar as ações nacionais no desenvolvimento e implementação de processos de PNA. Fornecemos apoio técnico e promovemos a partilha de conhecimentos para aproveitar ao máximo os recursos existentes, minimizar repetições e identificar lacunas no apoio aos processos de PNA.

bilateral-support-icon

Melhorar a coordenação do apoio bilateral relevante à adaptação, com a participação ativa dos países em desenvolvimento para garantir que esse apoio esteja alinhado às suas prioridades. Convocamos reuniões e fornecemos recursos para ajudar os doadores bilaterais a entenderem melhor os processos de PNA, aprenderem uns com os outros e, sempre que relevante, promoverem abordagens harmonizadas para o apoio aos processos de PNA.

O que é uma melhor coordenação?

Como transformar o atual planejamento de adaptação em um processo de PNA no Camboja.

Ao longo dos últimos anos, o Ministério do Meio Ambiente do Camboja trabalhou com vários parceiros de desenvolvimento para criar um Plano Estratégico de Mudanças Climáticas. Esse plano promove a inclusão dos conceitos de adaptação nos planos setoriais do governo inteiro, o que cria uma base sólida para os processos de PNA. Conforme essas iniciativas forem progredindo, o Camboja precisará de recursos para a implementação dos projetos.

A USAID e a GIZ estão trabalhando em conjunto para ajudar o governo do Camboja a angariar e gerir fundos em prol de um futuro que se adapte melhor ao clima. Para lançar esse suporte e evitar esforços duplicados, as duas agências organizaram uma missão coletiva de programação que incluiu reuniões de coordenação com outros promotores de PNA. Uma colaboração contínua fortalecerá a capacidade do governo cambojano de acessar e direcionar recursos às prioridades absolutas de adaptação.

Fatos sobre a rede

  • Estabelecida em dezembro de 2014 durante a 20a Conferência das Partes (COP 20) em Lima, no Peru.
  • Lançada pelos responsáveis por políticas e práticas de adaptação da África do Sul, Alemanha, Brasil, Estados Unidos, Filipinas, Jamaica, Japão, Malaui, Peru, Reino Unido e Togo.